Resenha: Aventuras de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

by - quinta-feira, maio 04, 2017

"[...] Como todas essas mudanças desorientam! Nunca sei ao certo o que vou ser de um minuto para outro."

De todas as resenhas que escrevi até este momento, essa está sendo a mais fantástica e também a mais preocupante, descrever essa obra deve ser feita da maneira mais sincera, pois o motivo de tudo isso é: eu amo essa história! Uma personagem encantadora, uma criança de cachos louros e muito curiosa, cheia de energia e muito inteligente, Alice é fascinante. Uma obra prima de Lewis, que há mais de um século cativa tantas pessoas, até os adultos.
Essa garotinha esperta junto da sua irmã, que está a ler um livro (sem gravuras), está entediada e de repente ela avista algo que atrai a sua atenção. Um coelho branco, com um relógio de pulso e vestindo um colete, ele está a correr apressadíssimo e dizendo que está atrasado. É claro que, imediatamente Alice vai atrás até uma toca e cai nela abaixo.

[...] "Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?"
"Depende bastante de para onde quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importa muito para onde", disse Alice.
"Então não importa que caminho tome", disse o Gato.
"Contanto que eu chegue em a algum lugar ", Alice acrescentou à guisa de explicação.
"Oh, isso você certamente vai conseguir", afirmou o Gato, "desde que ande o bastante."

Sem ao menos ter conhecimento, ela acabou de entrar no "País das Maravilhas" e é lá que viverá muitas coisas que não acontecem na nossa realidade. Ela vive grandes aventuras, em minuto está crescendo até demais dentro da casa do Coelho Branco sem saber o que fazer, e no outro está dentro da casa de uma Duquesa que tem um bebê que se transforma em um porco. 
O que mais é gratificante na obra é juntar todas as peças, sabendo que se essa história fosse passada por uma mulher adulta, não teria mesmo sentido, pois onde já se viu um adulto conversar com criaturas estranhas? Pode até acontecer em sonhos, mas é totalmente na visão de uma criança, onde tudo é novo, com a mais pura inocência.


Não posso indicar um personagem favorito, todos são muito engraçados e importantes na história. É claro, que tudo que Alice vive é um sonho (se você nunca leu e está surpreso por esse spoiler, eu te pergunto em que mundo você vive? rs), muitos acontecimentos e personagens que não existem, cheio de conturbação, me fazendo indicar mais uma qualidade da obra e do autor: sonhos são conturbados, cheio de surpresas e momentos inesperados, coisas que só acontecem em sonhos, em Alice não seria diferente.

"[...] mas Alice tinha se acostumado tanto a esperar só coisas esquisitas acontecerem que lhe parecia muito sem graça e maçante que a vida seguisse de maneira habitual."

Editora Zahar, vocês estão de parabéns por essa incrível edição. Já encontrei este livro de outras editoras, mas exatamente essa me faz querer amar enlouquecidamente a obra. Com uma ótima tradução, uma fonte e com ilustrações que nos remete literatura antiga (se não me engano, do século XIX) e o melhor de todos: livro de capa dura! #amoreterno
Se por acaso, você ainda não se deu essa proeza de ler Alice, leia-o agora. Assistir os filmes em desenhos e o último cinematografado em 2010, não te trará todo conhecimento da obra. Por favor, leia, você irá me agradecer. E, se você já leu, leia de novo, e de novo, e de novo. A cada releitura, um aspecto e visão diferente, proporcionando mais conhecimento e amor.
Se gostou dessa resenha, curta e compartilhe com os amigos também. Deixe nos comentários o que achou, sempre estou respondo! :)
Xoxo

The Secret Girl

You May Also Like

5 comentários

  1. Eu amo essa edição pelas mais diversas razões, é uma das minhas histórias favoritas ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes/livros favoritos ♥ adoro essa obra

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Já assisti aos filmes, diversas vezes, mas nunca parei pra ler o livro. Deve ser melhor ainda né? Esse ano a leitura sai,rs. Adorei a resenha!
    Beijos e seguindo de volta...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro a Alice!! <3
    Beijinhos e bom fim de semana**
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir